4 de mar. de 2010

Indexação de material fotográfico

4 comentários:

rob disse...

Então, esse negócio de indexar fotos ainda me parece um pouco limitado (idem música, né, Samuel?). Por exemplo, a primeira foto que aparece nesse trabalho: se eu quiser recuperar essa foto e eu a conhecia e me lembrava da cortina ou da fonte? Às vezes a gente precisa encontrar uma foto "que tem um céu avermelhado com uma árvore meio torta do lado direito" ou "meio desfocada com tráfego intenso de pedestres". E aí, como fica isso?
Tá certo que cada lugar tem seu público e a indexação é feita meio sob medida pra eles, mas e se formos pro mais genérico?

Cibele A C M Santos disse...

Rob,

Estive pensando. Acho que um tesauro bem desenvolvido, com boa gestão (para incluir todos os termos que surgirem) funciona. Vamos estudar um pouco de Ranganathan, acho que a organização que ele propõe funciona bem para imagem e música. Acho que no caso da música, as soluções existentes são mais limitadas ainda pois não adianta indexar só por gênero.

robMietto disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
robMietto disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.