18 de fev. de 2010

Sistema Nocional: resumo


CINTRA, A.M; KOBASHI, N.Y; LARA, M. L. G. (1994). Para entender as linguagens documentárias. São Paulo: APB; POLIS.

Sistema Nocional: resumo

Todo e qualquer campo do conhecimento corresponde a um conjunto de noções, sendo que as áreas especializadas tem seu universo nocional devidamente identificado, sempre a partir de um dado ponto de vista, para que seja possível organizá-lo de forma sistemática e inter-relacionada. (CINTRA et al, 1994)
A ausência do sistema de noções, ocasiona a falta de compreensão ou a compreensão incorreta das possibilidades de relacionamento entre os termos, de modo que nas linguagens documentárias, o sistema nocional constitui-se em parâmetro básico para sua organização e sustentação. Esta ausência compromete a indexação e a economia da atividade documentária, fragmentando-a com questões relativas ao significado e compreensão dos termos.
A utilização de uma linguagem documentária supõe a explicitação nocional da área e organização sistemática, pois o sistema nocional corresponde ao conjunto estruturado de noções que reflete as relações estabelecidas entre as noções que o compõem e no qual cada noção é determinada pela sua posição no sistema.
As relações entre as noções compõem o sistema de nocional e se expressam nas relações hierárquicas e relações não-hierarquicas.
As relações hierárquicas expressam o conceito de superordenação e subordinação. Superordenação consiste na possibilidade de subdivisão de uma noção hierárquica mais alta em um certo número de noções de nível inferior chamadas noções subordinadas e o processo de subdivisão chama-se subordinação.
As noções coordenadas de um sistema hierárquico podem ser agrupadas com uma ou mais noções do mesmo nível (coordenadas entre si) para formar um nível superior ou superordenado.
As noções geral/particular e todo/parte são relações genéricas (gênero), relações específicas (particulares) ou relações partitivas (parte de um todo)
As relações genéricas são relações hierárquicas de noção superordenada que comporta as mesmas características das noções subordinadas a partir dela.
As relações específicas são relações hierárquicas subordinadas que compartilham das mesmas características da noção superordenada, mas apresenta pelo menos uma característica a mais que a diferencia.
A noção genérica que é a conjunção de características comuns, superordenação, vai das diferenças para as semelhanças Ex: Embarcação e seus tipos (canoa, iate, jangada, navio)
A noção específica que é a disjunção a partir da conjunção dada, noção subordinada que indica a existência de uma diferença face a um conjunto de características comuns. Ex: Mamífero dividido em duas espécies ( Racional e Irracional)
A relação partitiva é um tipo de relação hierárquica com noção superordenada e refere-se a objeto considerado como um todo e as noções subordinadas a objetos considerados partes. Ex: Navio e suas partes (quilha, convés, mastro)
As relações não-hierárquicas são relações que não são hierarquicas, mas podem ter elementos coordenados, que estão em um mesmo nível na hierarquica como racional e irracional, ou termos que não tem relação evidentes como boi e árvore.
As relações associativas, são tipos sequenciais com relação espacial ou temporal com noções de causa/efeito, produtor e produto, etapas de um processo, relações de oposição e contradição. Não são consideradas relações hierárquicas. Como por exemplo: causa/efeito – tempo seco – infecções respiratórias; produtor/produto – usineiro – álcool; etapas de um processo – reforma do setor saúde – descentralização; oposição/contradição – reações químicas a frio – reações químicas a calor.

Sistema nocional: aula

• Todo e qualquer campo do conhecimento corresponde um conjunto de noções.
• As áreas especializadas tem seu universo nocional devidamente identificado, a partir de um dado ponto de vista.
• Para que seja possível organizá-lo de forma sistemática, inter-relacionada.
• A ausência do sistema de noções, ocasiona a falta de compreensão ou a compreensão incorreta das possibilidades de relacionamento entre os termos.
• LDs – controle de vocabulário na área – sistema nocional desta área constitui-se um parâmetro básico para organização e sustentação da linguagem.
• A ausência do sistema nocional compromete a indexação e a economia da atividade documentária, fragmentando-a com questões relativas ao significado e compreensão dos termos.
• A utilização de um LD supõe a explicitação nocional da área e organização sistemática.
• ISO 1087 – Sistema nocional – conjunto estruturado de noções que reflete as relações estabelecidas entre as noções que o compõem e no qual cada noção é determinada pela sua posição no sistema.
• Passos:
1. Enumerar as noções
2. Determinação das relações
3. Estabelecer as posições relativas

• As relações entre as noções compõem o sistema de noções (nocional) e se expressam em relações hierárquicas e relações não-hierarquicas.
• Relações hierárquicas – conceito de superordenação e subordinação
• Superordenação consiste na possibilidade de subdivisão de uma noção hierárquica mais alta em um certo número de noções de nível inferior chamadas noções subordinadas.
• O processo de subdivisão chama-se subordinação.
• Noções coordenadas – um sistema hierárquico pode ser agrupado com uma ou mais noções do mesmo nível (coordenadas entre si) para formar um nível superior ou superordenado.

Superordenação Coordenação Subordinação

• Noções geral/particular e todo/parte – relações genéricas (gênero) , relações específicas (particulares) e relações partitivas (parte de um todo)
• Relações genéricas – relações hierárquicas, noção superordenada que comporta as mesmas características das noções subordinadas a partir dela.
• Relações específicas – relações hierárquicas subordinadas que compartilham das mesmas características da noção superordenada, mas apresenta pelo menos uma característica a mais que a diferencia.
• Noção genérica – conjunção de características comuns- superordenação vai das diferenças para as semelhanças Ex: Embarcação e seus tipos (canoa, iate, jangada, navio)
• Noção específica – disjunção a partir da conjunção dada – noção subordinada que indica a existência de uma diferença, face a um conjunto de características comuns. Ex: Mamífero dividido em duas espécies ( Racional e Irracional)
• Relação partitiva – tipo de relação hierárquica – noção superordenada refere-se a objeto considerado como um todo e as noções subordinadas a objetos considerados partes. Ex: Navio e suas partes (quilha, convés, mastro)
• Relações não-hierárquicas – relações que não são hierarquicas, podem ser elementos coordenados, que estão em um mesmo nível na hierarquica como racional e irracional, ou termos que não tem relação evidentes como boi e arvore.
• Relações associativas – tipo sequenciais com relação espacial ou temporal com noções de causa/efeito, produtor e produto, etapas de um processo, relações de oposição e contradição. Não são hierarquicas.
• Exemplos:
1. Causa/efeito – tempo seco – infecções respiratórias
2. Produtor/produto – Usineiro – álcool
3. Etapas de um processo – Reforma do setor saúde - Descentralização
4. Oposição/contradição – reações químicas a frio – reações químicas a calor

Sistema nocional: exercícios

Organize de forma hieraquizada os termos dos vários grupos abaixo (iniciando em sala de aula e continuando em casa)

ANTROPOLOGIA
CIÊNCIAS SOCIAIS
SOCIOLOGIA
___________________________________________

CIENCIAS BIOLOGICAS
FENÔMENOS BIOLÓGICOS
FENÔMENOS BIOQUÍMICOS
FENÔMENOS CELULARES
FISIOLOGIA CIRCULATÓRIA
FISIOLOGIA REPRODUTIVA
FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA
FISIOLOGIA URINÁRIA
GENÉTICA
METABOLISMO
NUTRIÇÃO
PROCESSOS FISIOLÓGICOS
___________________________________________

ANATOMIA
BIOFÍSICA
BIOLOGIA
BIOMASSA
BIOQUÍMICA
BIOTA
BIOTECNOLOGIA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
FARMACOLOGIA
FAUNA
FISIOLOGIA
FLORA
___________________________________________

CHUVAS
CLIMA
CLIMA FRIO
CLIMA TEMPERADO
CLIMA TROPICAL
CLIMA ÚMIDO
CLIMATOLOGIA
EFEITOS DO CLIMA
ESTATÍSTICAS METEOROLÓGICAS
FATORES METEOROLÓGICOS
FURACÕES
HIDROMETEOROLOGIA
MEDIDAS DE PRECIPITAÇÃO
METEOROLOGIA
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
UMIDADE
___________________________________________
ARTE
CARICATURAS
ESCULTURA
FILATELIA
GRAVURAS
ILUSTRAÇÃO
NUMISMÁTICA
PINTURAS
RETRATOS


___________________________________________
ASTRONOMIA
ATIVIDADE SOLAR
JÚPITER
MARTE
MERCÚRIO (PLANETA)
METEORÓIDES
NETUNO
PLANETAS
PLANETAS MENORES
PLUTÃO
SATURNO
SISTEMA SOLAR
URANO
VÊNUS
___________________________________________

CONTROLE DA POPULAÇÃO
DEMOGRAFIA
DINÂMICA POPULACIONAL
ESTATÍSTICAS VITAIS
POPULAÇÃO
TAMANHO DA POPULAÇÃO

___________________________________________

ADMINISTRAÇÃO DE DESASTRES
AVALIAÇÃO DE DANOS
DESASTRES
EDUCAÇÃO EM DESASTRES
ESTADO DE ALERTA EM EMERGÊNCIAS
IMPACTO AMBIENTAL
IMPACTO DE CALAMIDADES
IMPACTO PSICOSSOCIAL
LEGISLAÇÃO SOBRE DESASTRES
___________________________________________

ALIMENTOS
ALIMENTOS E BEBIDAS
BEBIDAS
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS E BEBIDAS
___________________________________________

ABASTECIMENTO DE ALIMENTOS
ALIMENTOS
ALIMENTOS FORMULADOS
ALIMENTOS FORTIFICADOS
ALIMENTOS INFANTIS
CARBOIDRATOS
ESTADO NUTRICIONAL
INGESTÃO DE ENERGIA
LEGISLAÇÃO SOBRE ALIMENTOS
LIPÍDIOS
MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
NECESSIDADES NUTRICIONAIS
PROTEÍNAS
QUALIDADE DOS ALIMENTOS
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
TRANSTORNOS NUTRICIONAIS
VITAMINAS

Nenhum comentário: